Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – Carga horária total: 555 horas

Cores aplicada ao Projeto do Produto | Carga Horária: 15 horas
Luz e cor. Teoria das cores. Modelos cromáticos. Cor luz e cor pigmento. A percepção humana da cor e anomalias da visão; relações entre cores; a influência das cores no comportamento humano; conforto e segurança do usuário na realização de tarefas; visibilidade, legibilidade, leiturabilidade e pregnância; normatização, determinação de padrões de referência cromática; processos de colorização do produto, segundo a natureza de seus substratos; comunicação do produto e a sua relação com o esquema cromático.

Design estratégico | Carga Horária: 15 horas
Design e competitividade: cultura do design, o design nos meios de comunicação, inovação, atributos do produto, tecnologia, empresas de design e empresas líderes em seus segmentos; políticas de gestão – institucionalização das ações em design: articulação entre designers, as associações profissionais, os centros de design, as premiações, gestão do projeto de design: design na empresa, o quadro financeiro, viabilização do projeto, capacidade produtiva, aproveitamento de capacidade ociosa, estratégias para preservação do meio ambiente; utilização de recursos renováveis, política de preço, organograma da gestão do design, microempresa, pequena e média empresa, grande empresa, multinacionais, empresas estatais; desenvolvendo o projeto, o enfoque do briefing, objetivos do design, do público alvo (target) ao ponto-de-venda, parâmetros verificáveis (iov), métodos de avaliação; gestão e mercados, identidade corporativa, design nos mercados, considerações sobre material, o produto global.

Ergonomia e usabilidade – Interação com o usuário I | Carga Horária: 30 horas
Conceituação da Ergonomia; condição de trabalho; custos humanos no trabalho; sistemas homem-tarefa-máquina; abordagem de sistemas; análise comportamental da tarefa; área interfacial; área informacional; área acional; área comunicacional; zona ambiental.

Ergonomia e usabilidade – Interação com o usuário II | Carga Horária: 30 horas
Antropometria; campo de visão; área acional; zona interfacial (conformação e dimensões); zona instrumental (hierarquização e arranjo de mostradores e comandos); Zona informacional (visibilidade, legibilidade e compreesibilidade de caracteres alfanuméricos e de símbolos iconográficos); zona acional; carga psíquica e carga cognitiva.

Estágio Supervisionado | Carga Horária: 45 horas
Acompanhamento na elaboração dos protótipos, orientação em método e técnicas de projetação, tecnologia dos materiais, processos de fabricação, sistemas estruturais e moventes.

Ilustração do Produto – Rendering | Carga Horária: 30 horas
Da ferramenta de criação à materialização bidimensional da idéia. Técnicas de ilustração Renderings, perspectivas explodidas, detalhamento de subsistemas, estudos de cor.

Marketing do Produto | Carga horária: 30 horas
Planejamento Estratégico, Estrutura Organizacional, Gerenciador de Design – Perfil do Líder, Design e fatores humanos, Planejamento de Projetos, Definição da Missão, Objetivos, definição do Mercado Alvo e Estratégias Mercadológicas, Estratégia da Marca, Estratégia do Produto, Estratégia e posicionamento de custo, Estratégia de divulgação: Propaganda e Publicidade, Promoção de Vendas, Merchandising, Relações Públicas, Estratégia de Vendas, Plano de Ação, Plano de Negócios na área de design.

Métodos e Técnicas de Projetação | Carga Horária: 75 horas
Métodos e metodologia – conceituação; abordagem sistêmica; fases do método; técnicas de problematização / sistematização; técnicas de levantamento de dados, análise e síntese; técnicas de geração de alternativas e de avaliações; metodologia ergonômica; DfA – design for assemble; DfMA – design for manufacturing and assemble; aplicação dos fundamentos teóricos em situação prática.

Projeto de Produto | Carga Horária: 60 horas
Integração dos conhecimentos adquiridos durante o curso – metodológicos e técnicos – na solução dos aspectos formais e estéticos, semiológicos e mercadológicos, ergonômicos, estruturais e moventes, de resistência e produtibilidade, de um projeto de conclusão demonstrativo da competência do aluno de levantar, pesquisar e estruturar e analisar dados, organizar sínteses e modelos verbais, definir recomendações, gerar e avaliar alternativas, desenvolver e detalhar soluções e tomar decisões criteriosas e econômicas.

Análise Econômica de Investimentos, Desenvolvimento Empresarial, Sistemas de Informação e Controle, Programação por caminho crítico, Exercício Profissional, Estrutura organizacional das empresas, Administração individual do tempo, Agentes de financiamento, Contabilidade Geral e de Custos, Propriedade Industrial, Administração mercadológica, Direito tributário, Assessoria jurídica, Globalização, Redes mundiais de comunicação, Responsabilidade social do Designer;

Representação tridimensional do Produto Maquetes e Modelos | Carga Horária: 45 horas
A relação entre a metodologia de projeto e as técnicas de representação; modelos volumétricos; modelos ergonômicos; modelos de fabricação; modelos reduzidos; maquete; mock up; protótipo; usabilidade – projetações e testes.

Semiótica e Estética do Produto | Carga Horária: 30 horas
Requisitos semiótico, mercadológico, morfológico e estético do produto; reconhecimento de componentes sígnicos e a sua articulação no produto, através de relações instrumentais (nível perceptivo), objetivas (nível semântico) e interpretativas (nível pragmático); análise e avaliação da comunicação do produto.; estudo de intenções e capacitação do sistema alvo.

Subsistemas Estruturais e Moventes | Carga Horária: 15 horas
Sistemas e subsistemas de produtos; arvore do produto; fluxograma de Fabricação e Diagrama de montagem; uniões e conexões; elementos de máquinas (de fixação e moventes); aplicação de SEM na resolução de problemas mecânicos; aplicação de SEM na resolução de problemas ergonômicos; fabricação, montagem e manutenção; representação técnica de subsistemas; aplicação em exercício de projetação.

Tecnologia dos Materiais e Processos de Fabricação | Carga Horária: 45 horas
Sistemas de fabricação; aplicação dos diversos processos de fabricação – usinagem, conformação, soldagem, fundição, laminação, extrusão, trefilação, tratamentos térmicos e superficiais; materiais; avanços tecnológicos e avaliação e seleção de materiais e processos; estruturação de banco de dados.

Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia | Carga Horária: 90 horas
Orientação individualizada, visando capacitar o alunado quanto à elaboração da monografia, a partir do projeto do produto escolhido, desenvolvido no decorrer das disciplinas e apresentado no término do curso.

DISCIPLINA OPTATIVA

Teoria e Método do Ensino Superior | Carga Horária: 45 horas
O conceito de educação do ensino superior segundo a LDB – 9394/96; a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; estrutura do planejamento de ensino; estudos dos componentes e elaboração do plano e programa de ensino; considerações sobre o processo ensino-apredizagem.